Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

01 de Março de 2021

Endometriose

Março é o mês mundial da conscientização da endometriose. Estas campanhas da saúde têm por objetivo alertar para a importância do cuidado com a saúde, em especial com doenças que podem ser silenciosas durante um bom tempo, como a endometriose.
Ginecologista, Dr. Jean Moreno lembra que as estatísticas apontam que em todo mundo cerca de 176 milhões de mulheres sofrem com a endometriose. “A mulher pode passar anos sem saber que tem endometriose pela falta de investigação adequada e, por vezes, mesmo apresentando quadro clínica característico. A endometriose é uma doença inflamatória que é causada pela presença de tecido endometrial, que é a camada normal de dentro do útero, atingindo órgãos como intestino, ovários, bexiga, trompas e causar danos à saúde”, resume.
Quando os sintomas aparecem, eles incluem dor na região pélvica, cólicas menstruais intensas que vão aumentando com o tempo, dor na relação sexual e dor ao urinar ou evacuar no período menstrual além de infertilidade. “É muito importante relatar estes sintomas para que o médico possa solicitar exames e chegar ao diagnóstico”, diz Dr. Jean.
Ele acrescenta que a doença pode ser tratada de forma clínica ou cirúrgica, a depender do caso. “Uma das maiores queixas da endometriose e até condição que leva ao diagnóstico é a infertilidade. Mulheres com endometriose têm mais dificuldade para engravidar. Dependendo do quadro, a cirurgia pode ser indicada para remover as lesões causadas pela doença”.
O tratamento clínico têm várias ferramentas como medicações que evitam a menstruação, pílulas anticoncepcionais, implantes  e DIU hormonal. “Em cada paciente encontraremos um quadro e condição, por isso o tratamento é sempre individualizado”, conclui.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.