Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

18 de Agosto de 2017

Interdisciplinaridade no tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama envolve várias áreas de atuação da medicina. Do diagnóstico à remissão da doença, incluindo a reconstrução mamária quando necessário, a paciente necessita de cuidados específicos para passar por cada etapa. Há 15 anos juntos, a equipe formada pelo mastologista Walter Jorge Sobrinho, o cirurgião plástico Ricardo Strang, o cirurgião oncológico Júlio Batista e o ginecologista e patologista Luiz Paranzini atua de forma conjunta, unindo habilidades e especialidades necessárias para o tratamento da doença.

Ter uma equipe interdisciplinar permite que cada área do conhecimento seja usada no momento em que é necessário. “Em conjunto, podemos oferecer um atendimento especializado nas diferentes áreas da medicina para a paciente. Há a vantagem de ter todas estas habilidades em uma mesma equipe e também estamos em contato o tempo todo, trocando informações para o melhor resultado final”, diz Dr. Walter Jorge.

Na maioria dos casos, o câncer de mama inclui a cirurgia para a retirada do tumor. Os quatro especialistas estão presentes no momento do procedimento, podendo avaliar o caso e tomar as decisões com clareza. “O diferencial de atuar de forma interdisciplinar é justamente unir conhecimentos em prol do paciente, visando sempre a melhor conduta e a promoção da qualidade de vida. A interdisciplinaridade coloca o paciente no centro das atenções, tendo em sua volta as especialidades que necessita para o tratamento”, completa o mastologista.
Assim, o tumor é retirado, avaliado pelo patologista para que as condutas necessárias sejam feitas e já se inicia o processo de reconstrução mamária. “O trabalho é planejado e realizado com várias mãos. Em um mesmo tempo cirúrgico, todos os procedimentos são feitos por uma equipe que está junta há muitos anos”, conclui Dr. Walter Jorge.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.