Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

12 de Julho de 2017

Ortopedistas de Londrina participam de Congresso na China

Os ortopedistas Dr. Ciro Veronese e Dr. Rodrigo de Medeiros estiveram recentemente em Shangai, na China, onde participaram da 11ª edição do Congresso da Isakos. O encontro mundial acontece a cada dois anos, reunindo os melhores especialistas de joelho e de artroscopia de todo o mundo para troca de conhecimento e apresentação de novidades nas técnicas cirúrgicas e tratamento de lesões.

Especialista em Joelho, Dr. Ciro destaca que este é um congresso do qual ele sempre faz questão de estar presente. “Nele estão os mais renomados cirurgiões nas áreas de joelho e cirurgia artroscópica, são quatro dias muito intensos de muita informação. É um congresso que tem que ir porque além de ver os assuntos que fazem parte da nossa rotina, vemos novidades que muitas vezes não estão nem sendo divulgadas ainda”, destaca. Dr. Rodrigo, que atua nas áreas de joelho e ombro, participou pela quinta vez do congresso da Isakos. “Este é um congresso que sempre traz novidades e atualizações, é muito importante estar presente”, reforça.

Os especialistas, que operam no Hospital Araucária, destacam pesquisas e avanços como ponto alto deste congresso. “No que se refere às cirurgias para a parte de lesão ligamentar do joelho, deu para ver que estamos no caminho certo. Vimos também técnicas diferentes para tratar lesão de cartilagem de joelho, há estudos com a parte genética sendo desenvolvidos para recuperar estas lesões”, conta Dr. Ciro.

Da parte de ombro, Dr. Rodrigo destaca técnicas para tratar lesões irreparáveis do manguito rotador, principal causa de lesões nesta parte do corpo. “Estão utilizando técnicas com aloenxerto, que é um enxerto feito por meio de doador. Aqui no Brasil ainda existem restrições em relação a isso, mas é interessante ver os resultados positivos desta técnica. Outra novidade é a cirurgia de Latarjet para luxação de ombro, descrita pelo cirurgião francês que dá o nome à técnica. Este procedimento já é feito no Brasil, porém é descrito por técnica aberta e no congresso podemos ver a técnica ser realizada por via artroscópica e este é um avanço para estes casos”, diz o especialista.

Congressos mundiais são campo fértil para a atualização de conhecimentos e para trazer novidades ao Brasil. O próximo congresso da Isakos será em 2019 e os dois ortopedistas já antecipam que marcarão presença mais uma vez no evento.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.