Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

24 de Fevereiro de 2021

Osteoartrose do quadril

A osteoartrose, ou simplesmente artrose, é uma patologia que afeta a cartilagem das articulações, como joelhos, tornozelo e quadril, e atinge tanto homens como mulheres com maior prevalência na terceira idade. Cirurgião do quadril, Dr. Fernando T. Yabushita detalha que a patologia é um processo degenerativo crônico. “A osteoartrose leva à deterioração da cartilagem articular e neoformação óssea da articulação do quadril. Sua causa, na maioria dos casos, é multifatorial”, pontua. 


A maior intercorrência para os pacientes é a dor. “Em geral, a queixa é de uma dor importante na virilha que pode irradiar para a face anterior da coxa, joelho ou perna, associado à redução da mobilidade na articulação do quadril e dificuldade para caminhar. Sua prevalência na população em geral é de 5 a 10%, onde metade das pessoas que sofre com esse tipo de doença necessitará de tratamento cirúrgico”, antecipa.


Inicialmente, o tratamento é conservador para controle dos sintomas e buscar retardar o avanço da doença, que é crônica e progressiva. Casos avançados de artrose necessitam da cirurgia para colocação de prótese substituindo a cartilagem e estrutura óssea deterioradas. “A grande maioria dos pacientes se diz aliviado após a cirurgia pelo alívio da dor e retorno da mobilidade perdida pela artrose. Bem indicada, é uma cirurgia com muitos benefícios”, descreve.  


É importante seguir a recomendação médica após a cirurgia. “Pacientes com prótese total de quadril devem evitar atividades físicas de impacto, sentar em locais muito baixos em que o joelho dobre mais que 90 graus e o quadril fica abaixo deles, ganho de peso excessivo e fazer rotação interna do quadril”, orienta.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.