Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

10 de Março de 2021

Quando o coração pede ajuda

A combinação do stress, isolamento e menor procura por auxílio médico desde que a pandemia começou fez elevar o número de pacientes com patologias graves no coração. Cirurgião cardíaco, Dr. Edgar Vidotti ressalta que os pacientes deixaram de realizar exames de rotina e, por vezes, até subestimaram sintomas que podem indicar uma patologia cardíaca.


“Há sinais de alerta que precisam ser sempre investigados. Quando falamos das patologias do coração, as mais comuns são quadros de dor no peito, canseira sem razão parente, e falta de ar progressiva (começa a caminhar e cansa). Em pacientes diabéticos por vezes ele não apresenta dor, mas esta canseira mais fácil que ele pensa ser do dia a dia mas que na verdade é porque o coração está ficando fraco”, explica.


Segundo ele, estes sinais são indícios de que algo pode estar acontecendo na saúde cardiovascular. “O paciente precisa procurar o seu cardiologista pra investigar e evidenciar se existem lesões ou não, se é necessária uma intervenção cirúrgica, se precisa realizar um cateterismo para melhor investigação. Dependendo do grau de lesão pode ser necessária até a cirurgia de ponte de safena”, pontua.


O mais importante, segundo ele, é seguir com a rotina de exames de acordo com cada faixa etária e histórico familiar. “Não se pode negligenciar a saúde, há várias patologias que precisam de tratamento precoce e isto só é possível por meio do diagnóstico”, finaliza.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.