Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

04 de Agosto de 2017

Tecnologia inédita é aplicada em cirurgia em Londrina

O virtual está cada vez mais real e traz benefícios indiscutíveis na área da saúde. Esta semana uma nova tecnologia para cirurgias de correção na face será utilizada pela primeira vez no Paraná. Dr. Daniel Gaziri, Cirurgião Buco Maxilo Facial, e sua equipe do Hospital Araucária utilizarão um planejamento cirúrgico virtual com impressão 3D para operar uma paciente que vem sofrendo com esta deformidade. O planejamento virtual em si não é uma novidade, mas a precisão que a nova tecnologia incorporada traz é o diferencial.

“Avançamos hoje com uma tecnologia onde conseguimos por meio de tomografias e fotos do paciente colocar estas imagens no computador e simular tudo o que vai acontecer no procedimento cirúrgico, etapa por etapa, e como ficará o resultado final. Vemos inclusive a face, a mordida e vias aéreas do paciente e como elas vão ficar após o procedimento”, destaca. Esta tecnologia, segundo ele, era muito cara e agora está ficando mais acessível e real.

Dr. Daniel, membro da AO Fundation, teve acesso a esse novo recurso tecnológico ao fazer um curso de planejamento cirúrgico virtual no Johnson & Johnson Medical Inovation Institute em São Paulo. A cirurgia, realizada dia 3 de agosto, foi planejada antecipadamente por meio de videoconferências entre Dr.Gaziri e a equipe do Dr. Fernando Melhém (3D Virtual Plan), em cooperação com a Johnson & Johnson. “Os modelos dos dentes da paciente em gesso foram encaminhados para São Paulo junto com os arquivos da tomografia. Lá a equipe escaneou o modelo dos dentes e inseriu esta imagem na tomografia dela. Com a ajuda de um programa de computador, fomos desenhando as etapas da cirurgia na videoconferência. Este é o momento de definir e refinar cada detalhe, onde o osso será cortado, para onde ele vai, como vai reposicionar a estrutura do osso, a mandíbula, o queixo, e como o rosto ficará ao final de tudo isso. Mexemos no rosto virtualmente até chegar a um consenso de que aquele é o melhor resultado. É tudo muito preciso”, descreve.

Ainda de acordo com ele, tudo é discutido online com a equipe de São Paulo projetando qual é o resultado almejado. “Fazemos as simulações para ver tudo o que acontece com o rosto da paciente. Quando chega a um consenso, salvamos o planejamento cirúrgico e em cima deste planejamento o computador gera guias cirúrgicas em 3D. Estas guias são impressas em São Paulo e enviados para mim. Aqui provamos mais uma vez na paciente para confirmar o resultado, as guias são esterilizadas e a partir daí vão para a cirurgia. Durante o procedimento saberei onde vou cortar o osso e a posição exata em que todos os segmentos ósseos serão encaixados favorecendo a melhor harmonia do rosto. Esse sistema Matrix Ortoghnathic é considerado atualmente o melhor do mundo e agora será utilizado no Paraná”, celebra Gaziri.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.