Toda doença que é ameaçadora da vida causa receio. Com o aneurisma não é diferente. Em resumo, o aneurisma acontece quando há uma dilatação anormal de uma artéria em qualquer parte do corpo. O perigo é que ele pode se romper, causando uma hemorragia. Há também casos em que ele fica estável durante toda a vida.
Como dito, onde tem artéria pode ter um aneurisma. Os de risco mais elevado são os localizados no cérebro e na aorta torácica ou abdominal.
Há quem tenha um aneurisma desde o nascimento e outros que são adquiridos ao longo da vida. Dentre os fatores de risco para os adquiridos estão tabagismo, pressão alta e traumatismo.
Em relação aos aneurismas abdominais, eles podem ter relação ainda com a aterosclerose, que é a presença de placas de gordura e calcificação nas artérias. Aneurisma de aorta não têm relação com o aneurisma cerebral.
A doença pode ser assintomática, ou seja, silenciosa. Se a dilatação for maior e, dependendo de onde tiver, pode gerar sintomas como dores de cabeça súbitas, dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas, náuseas, vômitos e até perda da consciência.
Aneurismas cerebrais são tratados pelo neurologista. Aneurismas de aorta abdominal ou torácica são tratados pelo cirurgião vascular.
Cuide da sua saúde, mantenha a pressão controlada, não fume. São cuidados que preservam a saúde e a qualidade de vida.
17 de Março de 2021
Aneurisma, saiba mais
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
19 de Janeiro de 2022
Joelho em risco
Você sabia que há casos em que o joelho dá sinais de que está em risco?
-
05 de Janeiro de 2022
Hemodinâmica do Araucária é Diamante
A Hemodinâmica do Hospital Araucária acaba de receber uma das certificações mais importantes da área da saúde: o nível DIAMANTE (nível máximo) da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
-
20 de Dezembro de 2021
Laser trata doença benigna da próstata
Uma técnica inédita em Londrina para tratar Hiperplasia Prostática da Benigna(HPB) foi realizada no Hospital Araucária no último sábado.