Apendicite precisa de intervenção cirúrgica

O paciente começa com uma dor na região do umbigo que vai se tornando mais forte em poucas horas e irradia para o lado direito do abdômen. Este é um dos principais sintomas da apendicite, que pode vir acompanhado de náuseas, vômito, febre baixa e perda de apetite. “A apendicite é uma inflamação aguda do apêndice. A doença ocorre em ate 8% da população, tendo maior incidência nos meses de primavera e verão e em pessoas do sexo masculino”, diz o cirurgião do aparelho digestivo Frederico Negrão.

Sempre que um paciente apresenta estes sintomas, ele deve procurar atendimento médico, pois a apendicite pode evoluir para um caso mais grave. “Na presença de forte dor abdominal, preponderantemente do lado direito, a orientação é procurar um pronto socorro. Na grande maioria dos casos, o diagnóstico da apendicite é feito com exame clínico”, diz o especialista. O tratamento é cirúrgico e considerado de urgência. “A apendicite é considerada uma cirurgia de urgência devido a chance de acontecer algo ruim como o apêndice se romper e vazar fezes e pus para a barriga, o que pode causar sepse e levar a morte”, alerta Dr. Frederico.

Na maioria dos casos, a cirurgia é feita por videolaparoscopia, com alta no dia seguinte ao procedimento. A cirurgia faz a retirada do apêndice sem prejuízos para a saúde do paciente.

A estimativa é que aconteçam cerca de 150 mil casos de apendicite por ano no Brasil, em sua maioria em paciente entre 10 e 30 anos, mas a doença pode acontecer em qualquer idade. Por isso, na presença de dor que não cessa e que se torna intensa, procure auxílio médico.

Outros Informativos

Receba nossos informativos

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar abaixo gratuitamente.

plugins premium WordPress