As doenças cardiovasculares, aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, estão entre as maiores causas de morte no Brasil. Parte delas necessita de um atendimento altamente especializado, são as cirurgias cardíacas de alta complexidade.
Os cirurgiões Dr. Edgar Vidotti e Dr. Marcio Henrique Cardoso fazem esses procedimentos no Hospital Araucária de Londrina que tem toda a estrutura para a realização de cirurgias deste porte. São equipamentos e materiais cirúrgicos específicos, unidos à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, equipe capacitada e serviço de Hemodinâmica.
Dr. Edgar Vidotti explica que há diversas causas para as doenças do coração, desde as doenças congênitas (presentes desde o nascimento) até aquelas que aparecem com o tempo. “Muitas delas são causadas por fatores de riscos ligados ao comportamento pessoal e estilo de vida. Obesidade, sedentarismo, tabagismo e hipertensão arterial são as mais importantes e que devem ser combatidas para minimizar as chances de ter uma doença cardiovascular. Os bons hábitos devem começar ainda na infância”, cita.
Dentre as patologias que exigem alta complexidade estão cardiopatias congênitas, doenças do miocárdio (que necessitam da conhecida ponte de safena) e doenças nas válvulas do coração. Os procedimentos mais realizados são revascularização do miocárdio, angioplastia, implante de marca-passo e implante de Prótese de Sustentação Intraluminal Arterial (stent).
Os sintomas mais comuns das doenças cardiovasculares são cansaço sem razão, falta de ar, dor no peito e tontura. “Pacientes com estes sintomas devem procurar um médico para avaliação. Outros que também devem ter atenção especial são aqueles que têm hipertensão, um dos fatores de risco de maior incidência nas doenças cardiovasculares”, orienta Dr. Marcio.