Cirurgia metabólica trata diabetes tipo 2

O número de casos de diabetes dobrou no Brasil em 30 anos. Já são mais de 13,5 milhões de pessoas com a doença, que pode levar a outros problemas como doenças renais, perda de visão e problemas no sistema circulatório. Uma técnica cirúrgica tem mostrado resultados satisfatórios. “O tratamento do diabetes com a cirurgia metabólica é uma tendência mundial, uma alternativa eficaz para 5 a 15% dos diabéticos que se enquadram nas regras para passar pelo procedimento”, salienta Dr. Marcio Próspero, cirurgião do aparelho digestivo.

A doença é séria e é preciso combatê-la. De acordo com Dr. Marcio, um documento da Organização Mundial de Saúde deste ano alerta que até 2030 o diabetes será a sétima causa de morte no mundo. “Este ano, uma diretriz de conduta no diabetes tipo 2, assinada por 45 entidades respeitadas no mundo que estudam o diabetes, determinou a cirurgia metabólica como mais uma opção de tratamento da doença”. A cirurgia produz alterações nos hormônios secretados no trato digestivo que regulam a fome, a saciedade e mecanismos regulatórios da glicemia.

Há protocolos para que pessoas com diabetes possam passar pelo procedimento. “É necessário que possuam ao menos Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m2, mas aguarda-se um posicionamento mais definitivo do Conselho Federal de Medicina em relação à liberação da cirurgia para pacientes diabéticos com IMC acima de 30 kg/m2”, explica o cirurgião.

Segundo ele, as cirurgias mais indicadas são as que modificam a anatomia do intestino. “São aquelas que desviam os alimentos da região inicial do intestino, causando aumento na liberação dos hormônios intestinais regulatórios. A taxa de resolução do diabetes varia conforme a cirurgia, mas a técnica considerada padrão ouro ainda é o by pass gástrico”, salienta Dr. Marcio Próspero. Os resultados são animadores, a melhora do diabetes pode chegar a 80% dos pacientes submetidos ao by pass e até mais de 90% em cirurgias radicais.

Para quem tem a doença, é importante buscar informações com um especialista para saber se essa técnica é indicada para o seu caso.

Outros Informativos

Receba nossos informativos

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar abaixo gratuitamente.

plugins premium WordPress