A entrada de pessoas em hospitais para visitar pacientes que estão internados é atividade corriqueira nas instituições de saúde. Há que se levar em conta alguns cuidados para que a visita seja tranquila e segura para todos.
A primeira informação importante é saber do horário da visita e número de pessoas que podem entrar. Cada hospital tem seu horário definido. Quem está em quartos pode receber mais pessoas ao longo do horário determinado, em geral entram 1 ou 2 pessoas por vez. Já pacientes de UTI têm visita restrita, em geral reservada aos parentes mais próximos. Se o paciente tiver com alguma doença infecciosa, ele não poderá receber visitas pelo risco de contaminação.
Ao entrar em um hospital, lave muito bem as mãos com água e sabão e faça uso do álcool gel, disponível nos hospitais. Repita esse processo ao sair.
Não vá, em hipótese alguma, se você estiver doente, mesmo que seja uma “gripezinha”. Para quem está debilitado, qualquer contato com vírus ou bactérias é perigoso.
Evite sapatos barulhentos, como saltos, para não incomodar os pacientes com o barulho.
Não se pode levar alimentos ou entrar com flores em hospitais. Essa é uma norma de segurança.
Faça visitas curtas, pois o paciente precisa de repouso para se recuperar.
Não fale sobre assuntos desagradáveis, faça com que o momento que você está lá seja de tranquilidade e paz.
Se o paciente estiver internado em leitos com mais pessoas, cuide para não falar em voz alta e atrapalhar quem está em repouso.
O leito é o ambiente onde o paciente fica, não sente nele nem coloque objetos como bolsas e celulares no lençol. O local precisa estar bem limpo.
Receber amigos e parentes é um conforto e ajuda na recuperação do paciente. Todos são bem-vindos nesse momento. Respeitando as limitações do paciente, o momento em que ele está e as regras do hospital, a visita será bem sucedida.