Responsável por trazer estabilidade e minimizar o impacto na articulação dos joelhos, o menisco é uma estrutura de fundamental importância. Por isso, cada vez mais os cirurgiões buscam preservar o menisco na estrutura do joelho ao invés de retirar uma parte dele (quando lesionada) em um procedimento cirúrgico.
Dr. Rodrigo Medeiros, ortopedista, explica que a sutura do menisco tem sido o procedimento mais indicado atualmente. “Por ter essa função primordial de absorver o impacto, dar estabilidade aos joelhos e proteger a cartilagem no local, só retiramos um pedaço do menisco quando não há alternativa. A sutura é hoje um procedimento muito realizado por preservar o menisco”, explica.
De acordo com o especialista, rupturas de menisco estão entre as lesões mais comuns no joelho e muitas vezes têm necessidade de um procedimento cirúrgico. “Nem sempre é necessária a cirurgia, isso vai depender do perfil do paciente, se ele faz muita atividade física e o tipo e localização da lesão também. O que ocorre é que um menisco lesionado leva à lesão progressiva da cartilagem, por isso a indicação cirúrgica, para evitar essa intercorrência”, completa. Quando lesionado, o menisco pode causar dor, edema local, instabilidade na articulação e até bloqueios. Dependendo do prejuízo na qualidade de vida do paciente, o procedimento cirúrgico é a solução.
Há diferentes situações que levam às lesões de menisco, seja um acidente, uma lesão durante a prática de atividades físicas e esportivas ou mesmo lesões causadas por micro traumas de repetição e lesões degenerativas. Para manter os joelhos saudáveis, Dr. Rodrigo tem algumas recomendações. “É importante evitar atividades de alto impacto, o excesso de peso e atividades em que o agachar e levantar é muito frequente. Mas não podemos esquecer que o nosso corpo foi feito para ser usado, o não uso também não é bom, o corpo precisa se movimentar. Para dar uma boa estrutura para o joelho é importante fazer exercícios de fortalecimento e alongamento para condicionar o músculo e, por consequência, proteger toda a articulação”, finaliza.