Você sabia que há casos em que o joelho dá sinais de que está em risco? Com o envelhecimento natural ele pode começar a mostrar sintomas de que está suscetível a doenças e lesões. Dr. Rodrigo Egger, ortopedista, detalha mais.
“A pessoa idosa que começa a ter dor e derrame articular (inchaço) no joelho deve passar por acompanhamento para evitar complicações e lesões. Em geral a dor está associada a uma sobrecarga que pode vir de várias formas, desde o sobrepeso até uma lesão meniscal degenerativa que pode levar a uma fratura por estresse e desencadear outras doenças, como uma osteocondrite”, destaca.
Aliviar o peso é uma das formas de minimizar o risco de lesões mais sérias nos joelhos. “Temos ações desde estimular o paciente a manter o peso saudável do corpo até fazer uso de muletas preventivamente quando o joelho está de fato em risco. Por vezes, este uso da muleta por 6 a 8 semanas e repouso evita uma fratura do osso subcondral por sobrecarga”, descreve Dr. Rodrigo.
Ele completa que quando há a lesão meniscal é preciso tratá-la primeiro e o paciente deve ficar sem colocar carga no joelho. “Se já há uma fratura prévia, a dor não vai melhorar. É fundamental não sobrecarregar os joelhos”, alerta.
Em caso de derrame articular e dor no joelho sem trauma, procure um ortopedista para avaliação.
19 de Janeiro de 2022
Joelho em risco
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
05 de Janeiro de 2022
Hemodinâmica do Araucária é Diamante
A Hemodinâmica do Hospital Araucária acaba de receber uma das certificações mais importantes da área da saúde: o nível DIAMANTE (nível máximo) da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
-
20 de Dezembro de 2021
Laser trata doença benigna da próstata
Uma técnica inédita em Londrina para tratar Hiperplasia Prostática da Benigna(HPB) foi realizada no Hospital Araucária no último sábado.
-
20 de Dezembro de 2021
Avanço no tratamento da dor crônica
O avanço no tratamento da dor crônica traz novas perspectivas para pacientes.