Uma técnica inédita em Londrina para tratar Hiperplasia Prostática da Benigna(HPB) foi realizada no Hospital Araucária no último sábado. O procedimento foi feito pelos urologistas Dr. Thiago Hota, de Curitiba, e Dr. Marco Aurélio de Freitas Rodrigues, de Londrina. Os pacientes tinham este crescimento excessivo no tamanho da próstata que trazia prejuízos à qualidade de vida, com dificuldade para urinar.
“O diferencial desta técnica é que ela é feita a laser, sem cortes. Utilizamos o holmium laser, através um procedimento minimamente invasivo feito pelo canal da urina que possibilita menor tempo de internação e recuperação. O paciente fica no hospital 1 dia e a sonda também permanece apenas por 1 dia”, detalha Dr. Marco Aurélio. Esta técnica está particularmente indicada em próstatas volumosas.
Ele pontua que esta doença (HPB) é comum na próstata. “É a condição da próstata mais comum, 50% dos homens aos 50 anos têm algum grau de crescimento benigno, em alguns, a próstata cresce muito e precisa de intervenção. Os pacientes operados tinham volume de próstata de 110 e 177 gramas, respectivamente, quando o normal é de 20 gramas ”, compara.
É um recurso já utilizado em alguns grandes centros que agora também pode ser realizado em Londrina. Reforçando que é procedimento para tratar a doença benigna da próstata , ou seja, não para câncer.
20 de Dezembro de 2021
Laser trata doença benigna da próstata
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
19 de Janeiro de 2022
Joelho em risco
Você sabia que há casos em que o joelho dá sinais de que está em risco?
-
05 de Janeiro de 2022
Hemodinâmica do Araucária é Diamante
A Hemodinâmica do Hospital Araucária acaba de receber uma das certificações mais importantes da área da saúde: o nível DIAMANTE (nível máximo) da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
-
20 de Dezembro de 2021
Avanço no tratamento da dor crônica
O avanço no tratamento da dor crônica traz novas perspectivas para pacientes.