Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

01 de Dezembro de 2021

Pioneirismo na Hemodinâmica

No fim de novembro (23), os Drs. Gustavo Galli e Cláudio Faria protagonizaram um procedimento inédito na Região Sul, realizado pelo setor de Hemodinâmica do Hospital Araucária em Londrina.

Um aparelho modulador de contratilidade cardíaca, capaz de restabelecer a correta contração do órgão, foi implantado em um homem de 82 anos para tratar um quadro grave de insuficiência cardíaca provocada por um infarto.

“A técnica traz esperança a muitas pessoas que precisavam da melhora da dinâmica do batimento cardíaco e não tinham tratamento até então”, explica o cardiologista Dr. Gustavo Galli. A cirurgia foi acompanhada por um técnico especialista na regulagem do aparelho, que veio da Polônia exclusivamente para dar suporte à equipe.  

Apesar da complexidade, o procedimento é minimamente invasivo, feito por fluoroscopia através de uma incisão de apenas quatro centímetros. Todo o processo é concluído em menos de uma hora.  

Até o momento, o procedimento foi feito em 5 pacientes, sendo 3 em Alagoas, 1 no Rio de Janeiro e este último no Paraná. Em Londrina, ele foi híbrido, combinando técnicas de extração e de implante simultâneo de desfibrilador. Nestes moldes, conforme pesquisa realizada nos arquivos digitais, o procedimento pode ser considerado o primeiro no mundo.

Este pioneirismo da cardiologia e especialmente da arritmia é um destaque constante para a cidade e a hemodinâmica do Hospital Araucária.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.